segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Pata-de- vaca




Há dois anos, plantei uma semente redondinha e bela de pata-de-vaca.
Agora, uma árvore florida passa a minha casa, com as folhas lindas que lembra patas-de-vaca, mas também corações.

As flores, parecem orquídeas.Há das brancas.As minhas são arroxeadas.

O vizinho chamou-me para avisar que sua calha tinha folhas.Podei a contra-gosto, do lado de seu telhado.Com pena mesmo.Mas os galhos que ficaram, desenvolveram-se ainda mais.

As raízes são perigosas , dizem-me.pago para ver.O filho avisa que "vai virar uma floresta'.Acho graça:Como advinhou que é isso mesmo que eu quero?

Agora, uma árvore cresce e foi por mim plantada.Meu atavismo festeja.

A "pata-de-vaca é usada em Diabetes.Para equilibrar o pãncreas.E minha amiga Andréia campolina, médica homeopata, manda que as mulheres façam um feixe e, embaixo do chuveiro, deixem a água formar uma espécie de caldo com elas.Tomem banho do pescoço para baixo, ensina.

Melhora os calores do climatério- o calor que vem de dentro para fora...

Marina Colasanti, em 1996,dizia numa entrevista que Deus é uma árvore.Ela era deus.Deus era ela.Ela era uma árvore.Deus, uma árvore...

lembro: os antigos romanos tinam seus oratórios nos bosques.Não havia templos.E as árvores eram deuses.
As dríades, em torno, tomavam conta de uma.E as hamadríades, viviam dentro do trondo.

Meu kmano Nildo Pessoa,artista plástico, pintou uma série de freiras, em 1979, aprisionadas em árvores.Muito simbólico...O ionconsciente coletivo traz ao artista essas lembranças...

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Nenhum comentário: